Saudações aos deuses!

Saudações aos deuses!
"É do ouro de Oxum que é feito o manto que me cobre"

POR UMA EDUCAÇÃO ANTI-RACISTA

HISTÓRIA E A CULTURA AFRO-BRASILEIRA:



A RESISTÊNCIA CONTINUA!



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

I ENCONTRO SOBRE GÊNERO, RAÇA E VULNERABILIDADE SOCIAL

Ontem foi um dia feliz! Ou melhor, uma noite feliz!
Conseguimos fazer acontecer um projeto idealizado por mim em parceria com a ORGANIZAÇÃO PELE NEGRA, um grupo de teatro da cidade de Araçás, que tem como missão o empoderamento de jovens negros através da reflexão e do conhecimento de si mesmos enquanto sujeitos autônomos e conscientes da sua história.



 Ontem, realizamos na FACULDADE REGIONAL DA BAHIA (UNIRB - Alagoinhas), instituição onde leciono a disciplina História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena para cursos do Colegiado de Engenharia, o I ENCONTRO SOBRE GÊNERO, RAÇA E VULNERABILIDADE SOCIAL, contando com a participação de acadêmicos dos mais diversos cursos que a faculdade oferece.

O objetivo do encontro foi proporcionar aos acadêmicos um momento de debate e discussão acerca desses temas, que se fazem tão presentes em nossa sociedade. O diálogo foi realizado a partir da exibição do espetáculo ESCÓRIA - A RUA DA VIDA, que tem texto e direção de Sérgio Sousa. Após a apreciação da peça, foi realizado um bate-papo entre os acadêmicos, o elenco, a Profª Drnda. Angela Carla Farias e o Psicólogo Luiz Henrique Casales, mediado por mim.



Organizar este evento foi maravilhoso e gratificante. Poder mostrar aos estudantes que a vida na academia não precisa ser monótona e exaustiva e, mais que isso, que a Arte nos ensina e nos propõe reflexões acerca das questões que a teoria nos impõe foi o melhor de tudo.











Aproveito este espaço para agradecer ao apoio da superintendente acadêmica, Milena Liberatto; dos colegas que participaram do debate e daqueles que foram prestigiar com suas turmas; do Grupo Pele Negra, especialmente o presidente Sérgio Sousa; e, principalmente, das acadêmicas Ianna, Bruna e Aline, do 4º semestre B de Direito (noturno), sem as quais não teria conseguido divulgar e organizar tudo. Meninas, meu agradecimento especial a vocês!

E lembro que o Novembro Negro vem aí... Teremos novidades!

Bjs da Preta!



Nenhum comentário:

Postar um comentário